METROFERROVIÁRIO

Painel de Dados

Visão consolidada das operações nas linhas supervisionadas

Dados disponíveis desde 02/12/2025
Linhas Monitoradas 13
Uptime Médio 81,6%
Total de Incidentes 22

Disponibilidade Operacional (%)

Quantidade de Incidentes

Detalhamento por Linha

Linha Concessionária Disponibilidade Horas Operacionais Horas c/ Problema Incidentes
Linha 3-Vermelha Metrô de São Paulo 54,1% 178,0h 151,1h 3
Linha 1-Azul Metrô de São Paulo 65,6% 235,8h 123,5h 2
Linha 11-Coral CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos 70,4% 242,6h 101,8h 3
Linha 10-Turquesa CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos 78,1% 215,0h 60,2h 3
Linha 15-Prata Metrô de São Paulo 78,6% 258,6h 70,5h 2
Linha 2-Verde Metrô de São Paulo 82,7% 297,2h 62,0h 1
Linha 9-Esmeralda ARTESP ViaMobilidade 8 e 9 89,9% 261,0h 29,4h 2
Linha 8-Diamante ARTESP ViaMobilidade 8 e 9 90,2% 258,2h 28,0h 1
Linha 13-Jade CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos 91,6% 237,2h 21,9h 2
Linha 7-Rubi ARTESP TIC Trens 91,8% 249,6h 22,3h 2
Linha 12-Safira CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos 93,6% 25,3h 1,7h 1
Linha 5-Lilás ARTESP ViaMobilidade 5 100,0% 259,1h 0,0h 0
Linha 4-Amarela ARTESP ViaQuatro 100,0% 258,6h 0,0h 0

Metodologia de Cálculo

  • Disponibilidade Operacional (Uptime) Percentual do tempo monitorado em que a linha esteve operacional (Normal ou Velocidade Reduzida). (Horas Operacionais / Total Horas Monitoradas) * 100
  • Horas Operacionais Soma da duração de todos os períodos em que o status foi "Operação Normal" ou "Velocidade Reduzida". Velocidade reduzida é considerada operacional pois a linha continua funcionando.
  • Horas com Problema Soma da duração de todos os períodos em que o status indica interrupção ou falha (ex: paralisação, falha técnica). Não inclui operação encerrada nem velocidade reduzida.
  • Incidentes Contagem de eventos distintos que afetaram a operação. Um novo incidente é contabilizado quando o status muda de "Normal" ou "Operação Encerrada" para qualquer outro estado (incluindo velocidade reduzida).
  • Operação Encerrada Períodos fora do horário comercial são excluídos dos cálculos de duração e uptime.
  • Total Monitorado Soma das "Horas Operacionais" e "Horas com Problema". Não inclui tempo sem dados ou operação encerrada.
Observacao sobre a coleta de dados

Os status das linhas sao coletados automaticamente a cada 5 minutos. Devido a este intervalo de coleta, podem ocorrer discrepâncias em relação aos cálculos de disponibilidade oficiais.

Para informacoes oficiais, consulte o Portal de Dados Abertos ou entre em contato com a Ouvidoria da ARTESP.